segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Trem da Alegria na promoção do Caju


Neste domingo, 10 de novembro, foi realizado o II Caju Bike, um passeio ciclístico na Região Metropolitana de Fortaleza em homenagem ao Dia do Caju – que é celebrado no dia 12 de novembro (pode ver a galeria de imagens no Facebook no link: http://on.fb.me/16ViJ43).
A iniciativa que teve como objetivo promover o esporte e a cultura cearense. O passeio ciclístico teve como ponto de partida a Praça do Ferreira, ícone da capital do Ceará. De lá, ciclistas de todas as idades iniciaram um passeio até o Museu do Caju, localizado no município vizinho de Caucaia. Quem não fez o percurso de bicicleta, não ficou de fora do passeio. Isso porque o Trem da Alegria de Fortaleza também participou do passeio, inclusive ia na frente, abrindo caminho para os ciclistas. Durante o passeio no Trem da Alegria, o historiador e guia turístico Gérson Linhares explicou aos participantes diversas informações e curiosidades sobre o caju e do objetivo de tornar a fruta num ícone da gastronomia cearense e brasileira. Foi com certeza um passeio repleto de lazer e informação.
Foi uma manhã diferente e muito especial. Na chegada ao Museu do Caju o grupo foi recebido pela Mascote Bode Ioiô e conheceu as instalações do museu que reúne diversas exposições (equipamentos antigos, literatura de cordel, objetos indígenas, etc). Todos puderam saborear alguns alimentos feitos de caju, como um delicioso caldo de carne de caju, suco, refrigerante.
Um técnico da Embrapa explicou aos participantes como proceder corretamente para o plantio do cajueiro e os participantes receberam mudas de cajueiro-anão para plantar em casa. A árvore está pronta para dar frutos num período de 6 meses a 1 ano após o plantio. Houve também um sorteio e dezenas de participantes do II Caju Bike receberam ainda vários outros brindes, oferecidos pelos diversos apoiadores da iniciativa.
Além disso, a loja do museu tem uma infinidade de produtos feitos com caju (mel, doce, rapadura, cocada, vinho, cajuína, bolo, chá, etc.) e fez a delícia dos visitantes que aproveitaram para comprar diversas iguarias.
O historiador e guia turístico Gerson Linhares, da ONG Caminhos de Iracema, é o responsável por este evento, que conta com o apoio de diversas instituições públicas e particulares que sabem como a cajucultura é fundamental para o Ceará e a importância de transmitir aos cearenses informações e curiosidades sobre o caju.
O Trem da Alegria participa com orgulho de todas as iniciativas feitas em prol da valorização das tradições e cultura do Ceará. Por isso, parabeniza o Museu do Caju pelo seu trabalho cultural. O II Caju Bike contou com o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, da Subcomissão da Cajucultura (Dep. Manoel Duca - Duquinha e Dep. Ferreira Aragão), Embrapa, Cione, Centro Cultural Banco do Nordeste, Sindônibus, Trem da Alegria, Fretlog, Caju Cardeal, Ebba da Fruta e Maguary, Refrigerante São Geraldo, CIC - FIEC - Nicolle Barbosa, Jacaúna Decorações, ONG Caminhos de Iracema e Tribos Ceará Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário